Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/583

Wikisource, a biblioteca livre

CODEÇO. (Candido José Pereira).

Natural da cidade de Campos dos Goytacazes.

Filho de Alexandre José Pereira Codeço, e D. Maria de Souza Rodrigues.

Casou com D. Anna Francisca Candida Torres.

BRAZÃO DE ARMAS: Escudo orlado de ouro, em campo azul cinco estrellas de prata, póstas em aspa. Timbre: um leão rompante de purpura com uma espada de ouro na garra destra, e uma estrella de prata na esquerda sobre um elmo de prata. Paquife: das côres e metaes do brazão. (Bravio passado em ao de Setembro de 1858. Reg. no Cartorio da Nobreza, Liv. VI, fls. 38).


CODEÇO. (José Alexandre Pereira).

Natural da cidade de Campos dos Goytacazes.

Filho de Candido José Pereira Codeço, Cavalleiro da Ordem de Christo, e de D. Anna Francisca Candida Torres. Neto paterno de Alexandre José Pereira Codeço e de D. Maria de Souza Rodrigues; e pela lado materno do Guarda-Mór Vicente Torres Homem, e de D. Joaquina Gomes de Souza. Bisneto paterno do Capitão Estevão Ribeiro de Alvarenga, a quem o Rei do Portugal, D. Pedro II, concedeu Brazão de Armas de Nobreza e Fidalguia.

BRAZÃO DE ARMAS: Vêr o de seu pae, Candido José Pereira Codeço. (Brazão passado em 39 de Desembro de 1866. Reg. no Cartono da Nobreza, Liv. VI. fls. 72).


CORDEIRO. (Lopo Diniz).

Nasceu a 14 de Abril de 1834 na freguesia de N. S. da Conceição de Manbucaba, municipio de Angra dos Reis, Provincia do Rio de Janeiro.

Filho do Capitão Antonio Cordeiro da Silva Guerra, natural de Guaratinguetá, S. Paulo, fallecido a 10 de Agosto de 1866, e de D. Henriqueta de Albuquerque Diniz, nascida a 30 de Desembro de 1814 e fallecida no Rio de Janeiro a 16 de Novembro de 1886, filha do Coronel Joaquim da Silva Diniz, que casou a 26 de Setembro de 1812 com D. Maria José de Alencastro Albuquerque, nascida a 10 de Desembro