Página:Archivo nobiliarchico brasileiro.djvu/589

Wikisource, a biblioteca livre

LISBÔA. (Joaquim Miguel Ribeiro). Baptisado na freguesia de S. João Baptista, de Nictheroy, Rio de Janeiro.

Filho de Miguel Maria Lisboa, Barão de Japurá, natural da cidade do Rio de Janeiro, do Conselho de S. M. o Imperador, Grande Dignitario da Ordem da Rosa, Commendador da Ordem de Christo, Env. Extraordinario e Ministro Plenipotenciario do Brasil nos Estados Unidos; e de D. Maria Isabel de Andrade Lisboa, natural desta cidade. Neto paterno de José Antonio Lisboa, natural desta cidade, do Conselho de S. M. o Imperador, Commendador da Ordem de Christo; Deputado da Junta do commercio, agricultura, fabricas e navegação, o qual foi chamado, no Conselho do Senhor D. João VI, a dar conselho no Conselho de Estado daquelle Augusto Senhor, e no reinado do Senhor D. Pedro I, Ministro e Secretario de Estado dos Negocios da Fazenda; e de D. Maria Euphrasia de Lima Lisboa, natural da Provincia do Rio Grande do Sul.

Neto materno de João José de Andrade Pinto, natural de Lisboa, Fidalgo Cavalleiro da Casa Real de Portugal, Gentil-Homem da Imperial Camara, Commendador da Ordem de Christo, Official da da Rosa, e de D. Maria José de Paiva e Andrade, natural da cidade da Bahia, Dama Honoraria de S. M. a Imperatriz.

Bisneto paterno do Capitão José Antonio Ribeiro, natural de Famalicão, Portugal, Cavalleiro Professo na Ordem de Christo, e de D. Barbara da Conceição de Jesus, natural da Ilha do Pico; tambem bisneto pela parte paterna do Capitão Francisco Marques Lisboa, natural de Portugal, Cavalleiro Professo na Ordem de Christo, e de D. Euphrazia de Azevedo Lima, natural da Provincia do Rio Grande do Sul.

Bisneto pela parte materna de Caetano José de Campos e Andrade, natural de Lisboa, Fidalgo Cavalleiro da Casa Real, Guarda Roupa de S. M. Fidelissima, e de D. Isabel Germana Jorge, natural de Lisbôa; tambem bisneto materno de Antonio Soares de Paiva, natural da villa da Colonia, na Provincia de Montevidéo, e de D. Bernardina de Azevedo Lima, natural da Provincia do Rio Grande do Sul.

Terceiro neto paterno de Manuel Luiz Seraphim Ribeiro e de D. Maria Ribeiro Fidalgo, terceiro neto pela parte paterna de Luiz Marques de Oliveira, Capitão-Mór de Famalicão, e de D. Thereza Ribeiro Fidalgo, e tambem terceiro neto, tanto pela parte paterna como pela materna, de Domingos