Saltar para o conteúdo

Página:As Caçadas de Pedrinho (1ª edição).pdf/31

Wikisource, a biblioteca livre

furia desses meninos é fazerem como nós macacos fazemos: morar em arvore. Quem mora em arvore está livre de todos os perigos do chão.

— Imbecil! resmungou a capivara, furiosa de tamanha asneira. Não é atôa que os macacos se parecem tanto com os homens. Só dizem bobagens. Esta reunião foi convocada para discutir-se a sério, visto que o caso é muito sério. Quem tiver uma idéa mais decente que a deste idiota pendurado, que tome a palavra e fale.

Um jaboti adeantou-se e disse:

— O meio que vejo é mudarmo-nos para outras terras.

— Que terras? replicou a capivara. Não ha mais terras habitaveis neste país. Os homens andam a destruir todas as matas, a queima-las a reduzi-las a pastagens para bois e vacas. No meu tempo de menina podiamos caminhar cem dias e cem noites sem ver o fim da floresta. Hoje, quem caminha dois dias para qualquer lado que seja dá com o fim da mata. Os homens estragaram este país. A idéa do jaboti não vale grande coisa. Impossivel mudarmo-nos, porque não temos para onde nos mudarmos.

— Amor com amor se paga, disse uma jaguatirica. Matando a nossa rainha esses meninos nos declararam guerra. Paguemos na mesma moeda. Declaremos guerra a eles. Reunamos todos os animais de dentes agudos e garras afiadas para um assalto geral ao sitio de dona Benta.

A capivara ficou pensativa. Isso de assaltar um

31