Saltar para o conteúdo

Página:As Caçadas de Pedrinho (1ª edição).pdf/32

Wikisource, a biblioteca livre

sitio era realmente coisa que só onças e jaguatiricas podiam fazer, pois que são animais guerreiros.

— Sim, disse a capivara, a idéa não me parece de todo má, mas semelhante guerra só poderá ser feita por vocês, onças, ajudadas pelos cachorros do mato e iráras. Eu, por exemplo, e tambem as pacas e veados e lontras e borboletas e serrapaus e carrapatos, não entendemos nada de guerra.

— Pois fique a guerra a nosso cargo, disse a jaguatirica. Encarregar-me-ei de reunir todas as onças e jaguatiricas e cachorros do mato e iráras da floresta para um ataque ao sitio de dona Benta. Havemos de vencer àqueles meninos e comer a todos da casa — inclusive as duas velhas.

A assembléa aprovou a lembrança. Muito bem, pensaram os animais. As onças fariam a guerra. Se vencessem, a bicharia inteira das selvas estaria salva de novas incursões dos meninos. Se não vencessem, a vingança deles iria recair sobre as onças, não sobre os outros. Otimo!

— Está aprovada a idéa, disse a capivara. A senhora jaguatirica encarregar-se-á de falar com as suas companheiras, com as onças grandes, as iráras e cachorros do mato, combinando os planos estrategicos da melhor maneira. E nós, animais pacificos comedores de hervas, ficaremos de lado, ajudando os guerreiros com as nossas “torcidas”.

A assembléa dissolveu-se. Cada qual foi para a sua tóca, e a jaguaritinga disparou em procura das companheiras afim de combinar os meios de conduzir a guerra.

32