Página:As asas de um anjo.djvu/17

Wikisource, a biblioteca livre

licença do Conservatório, e a permissão da polícia. Ambas estas formalidades foram preenchidas na comédia As Asas de Um Anjo; o despacho do conservatório é de 14 de janeiro, e o visto da polícia de 25 de maio do corrente ano.

A proibição da comédia depois de ter subido três vezes à cena e sem nem uma manifestação reprovadora da parte do público, importa pois não só uma censura muito direta a uma corporação como o Conservatório Dramático, que não é subordinado à polícia; como uma contradição com o ato anterior; pois quando uma autoridade põe o seu visto em qualquer papel, é presumida haver lido e tomado conhecimento do conteúdo.

Deixando porém de parte essa questão acidental, entro na apreciação do fato.

A lei menciona três causas de proibição de uma obra dramática, e são: o ataque às autoridades constituídas, o desrespeito à religião, e a ofensa à moral pública; não havendo na minha comédia nada de relativo às duas primeiras causas, conjecturo que a acusação de imoralidade feita por alguns espectadores demasiadamente escrupulosos foi o único fundamento da ordem policial.

Vamos pois à essa imoralidade que tem feito la chaire de poule a tanta gente.

Quando tive a ideia de escrever As Asas de Um