Saltar para o conteúdo

Página:As mulheres de mantilha.djvu/358

Wikisource, a biblioteca livre
— 114 —

sempre respeitosos de Izidora tranquillisavão cada vez mais o austero velho que nem mais disfarçava a estima que lhe merecia a hospeda; entretanto não se modificára por isso o systema da vida intima da familia Lirio: Izidora era sempre uma estranha; nem uma só vez se achava á sós com as duas discipulas, e unicamente em horas determinadas era admittida no interior da caza á conversar com a senhora Ignez.

Ainda naquelles tempos quasi recentes os portuguezes e seus descendentes conservavão no sangue os germens de turvo ciume mourisco que rouba a mulher á admiração e aos cultos dos homens e a condemna á escravidão do zelo brutal.

Irene e Ignez tinhão vivido sempre sob vigilancia como suspeitosa, e cada uma só na outra encontrava a confidente unica de seus inexplicaveis enleios.

Jeronymo Lirio e sua esposa defendião a innocencia de suas filhas contra todas as lisonjas e contra todas as luzes do mundo; mas não poderão defende-las contra a voz da natureza que devia annunciar-lhes embora confusamente um mysterio na vida da mulher um quer que seja que