Página:As mulheres de mantilha.djvu/80

Wikisource, a biblioteca livre
— 76 —

quatro escravos de Jeronymo para os trabalhos publicos; mas logo depois, no mesmo dia dous soldados acompanharão os escravos á casa commercial do negociante, á quem os entregarão com o seguinte bilhete: «O senhor vice-rei condemna como injusta a prisão destes escravos do mais dedicado vassallo d'El-Rei nosso Senhor na cidade de S. Sebastião do Rio de Janeiro. — Alexandre Cardoso de Menezes, official da sala.»

Na manhã seguinte Jeronymo enviou oito trabalhadores para as obras do rei.

Passados alguns dias um mancebo afilhado de baptismo de Jeronymo foi recrutado e no fim de algumas horas levou ao negociante este outro bilhete: «A benção do padrinho benemerito poupa este excellente soldado ao tributo da guerra. — Alexandre Cardoso.» Algumas horas depois Jeronymo tinha á elevado preço conseguido contractar para o serviço do exercito dous jovens portuguezes recem-chegados do reino, e os mandava directamente á Alexandre Cardoso.

O official da sala vencido na luta dos favores recorreu á outro meio: obteve do vice-rei ordem para uma visita official de agradecimento á Jero-