Página:As mulheres de mantilha.djvu/81

Wikisource, a biblioteca livre
— 77 —

nymo, e na manhã de um Domingo apresentou-se na chacara da Gamboa para desempenhar a commissão, e foi recebido com respeito e consideração, cercado de obsequios, instado como era de regra inalteravel, para aceitar o jantar, á que polidamente se recusou, retirando-se sem ter visto nem a mulher, nem as filhas do negociante.

Jeronymo foi na manhã seguinte cortejar o vice-rei conde da Cunha, e visitar Alexandre Cardoso, á quem convidou para jantar em sua chacara em dia aprazado: deu-lhe com effeito o mais rico banquete á que concorrerão todos os homens notaveis por sua posição official, nobreza e riqueza da cidade do Rio de Janeiro; mas faltarão á mesa a mulher e as filhas do zeloso e austero ancião.

Alexandre Cardoso voltou tres vezes á chacara da Gamboa, e ali tres vezes aceitou o jantar de Jeronymo; nem uma só vez porém mereceu ser recebido na sociedade da familia: a senhora Ignez e suas filhas nunca lhe apparecerão.

Naquelle tempo semelhante reserva não era motivo de queixa ou de reparo; porque a abstenção da presença das senhoras no recebimento e