Página:As organizações no ciberespaço.djvu/109

Wikisource, a biblioteca livre

VIII CONSIDERAÇÕES FINAIS

"Felizmente, a sociedade atual não foi formada pela clara vontade de uma classe dominante que teria sabido reduzir todos os dominados ao estado de instrumentos passivos, inconscientes de seus interesses."
A Anarquia, Errico Malatesta

O trabalho se propôs a analisar as característica de estruturação e de manutenção de uma organização não-monetária com relações baseadas fundamentalmente no ciberespaço, a Wikipédia lusófona.

No que concerne à estruturação se observou que há um arcabouço de governo que sustenta as ações do projeto, mantido principalmente pelas diferenciações na liberdade de uso do software (stewards, burocratas, administradores, usuários cadastrados e usuários sem cadastro). Tais liberdades possuem regras pré-estabelecias e são alcançadas em face da dedicação do usuário ao projeto, bem como sua habilidade de relacionamento com o corpo de poder. Os wikipedistas se dedicam às atividades de acordo com seu ramo de interesse ou conhecimento técnico da ferramenta wiki e o fazem sem receber qualquer compensação financeira.

Quanto à manutenção da Wikipédia verificou se, no primeiro momento, o caráter voluntário do trabalho que a mantém, entretanto isso não corresponde a dizer que não haja nenhuma relação de troca entre o trabalho do wikipedista e a Wikipédia. As necessidades são trocadas diretamente pelo trabalho, sem haver a intermediação da moeda. Há um norteamento ao consenso em todas as relações e este é norteado pelas políticas gerais do projeto, ou seja, as noções de liberdade em relação ao conhecimento em contraposição à propriedade do conhecimento exercem forte influência no momento de obter uma idéia consensual, apesar de alguns integrantes entenderem que em determinadas situações o consenso não ocorre por meio do convencimento, mas sim via votação, o que invalidaria o conceito. Existem canais para um membro contestar as regras gerais da comunidade, entretanto este deverá ter seus