Página:As organizações no ciberespaço.djvu/110

Wikisource, a biblioteca livre

méritos reconhecidos pelos pares para qualificar sua opinião.

Dadas essas noções sobre o objeto de pesquisa cabe agora elaborar uma análise um pouco mais ampla de como as informações desta organização se relacionam com as concepções teóricas estudadas.

Em face das observações e das respostas às entrevistas é possível analisar que a Wikipédia, em sua finalidade de propagar o conhecimento de forma livre, transmite uma informação que se assemelha à opinião pública teorizada no ambiente comunicacional tradicional. Tal opinião pode vir a exercer força sobre o sistema político de Estado na medida em que os acessos às informações se tornam mais comuns à população em geral.

Outro fator que precisa ser destacado é o papel do consenso na formação dos artigos que, possivelmente, refletirão nesta opinião pública da Wikipédia. O consenso é uma das diretrizes fundamentais do projeto e realizado por meio de sucessivos esforços de debate nas páginas destinadas à discussão, portanto o consenso pode ser entendi como algo semelhante à vontade geral da comunidade e é obtido após esforços comunicativos e racionais, tal qual preconizado pela teoria da ação habermasiana.

Essas duas análises - sobre a opinião pública e a participação que gera consensos -- indicam um grau de participação política elevado dentro dos meios comunitários, sobretudo sob a ótica teórica gramsciana analisada por Nogueira (2004). Porém, é preciso relacionar esse fato de forte consciência política interna com a total ausência de respondentes que dizem participar do sistema político tradicional, o de Estado. A crítica ao sistema político de Estado não foi alvo direto da análise da pesquisa, entretanto essa dicotomia pode indicar uma descrença do aparelho estatal e/ou, ainda, a potencialidade da tecnologia digital em germinar comportamentos oprimidos pelas forças sociais. Conforme analisado anteriormente, é viável que a tecnologia digital amplifique comportamentos que não são baseados no temor, levando à socialização em busca da satisfação de outras necessidades. Ainda, pelas respostas