Página:As organizações no ciberespaço.djvu/17

Wikisource, a biblioteca livre

ciberespaço em consonância com as características das organizações já concebidas e estudadas pela bibliografia existente?

No intuito de responder à questão problema, foi identificado um dos expoentes organizacionais que se baseia nas novas tecnologias digitais e suas possibilidades, a Wikipédia. É atualmente a maior enciclopédia digital em número de verbetes escritos e sua credibilidade aumenta com o amadurecer de seus colaboradores, os chamados wikipedistas. Assim como qualquer enciclopédia, seu objetivo fundamental é reunir e organizar o conhecimento da humanidade, entretanto de forma livre e aberta.

Portanto, para observar a questão problema é preciso remeter ao objetivo geral do trabalho:
—analisar as característica de estruturação e de manutenção de uma organização não- monetária com relações e comunicações baseadas fundamentalmente no ciberespaço, a Wikipédia lusófona.

O norteamento teórico é de fundamental importância para o desenvolvimento do trabalho, pois fornece base para todo o restante da pesquisa, nesse sentido foi direcionado previamente em conjunto com a elaboração do restante do método do trabalho no capítulo II -- Método da pesquisa. O método utilizado para a realização da pesquisa de campo pode ser descrito pelo uso de uma pesquisa de caráter qualitativo, onde ocorre inicialmente uma exploração por informações em bibliografias e diretamente no objeto. Após essa fase ocorre a definição do uso do método de estudo de caso aplicado por esforços de observação direta e seguido da aplicação de entrevista e questionário aberto como ferramentas de coleta para a obtenção de informações mais específicas. As entrevistas foram realizados através de plataforma eletrônica após contato com os membros da comunidade.

Para entender melhor o funcionamento deste tipo de organização foi construída a rede teórica que serve para elaborar um panorama geral em relação à sociedade e suas