Página:As organizações no ciberespaço.djvu/31

Wikisource, a biblioteca livre

um dos burocratas da comunidade com a intenção de receber informações sobre algum procedimento exigido para a realização das entrevistas. Não houve resposta e, portanto, a mesma questão foi postada na área denominada "Linha Direta" e destinada ao contato com a Wikipédia. Neste momento, houve a resposta de alguns integrantes da comunidade e a informação passada indicava que não era necessário qualquer autorização por parte dos membros, bastava que o pesquisador estabelecesse o contato direto para realizar a pesquisa, ainda indicaram um outro pesquisador que havia realizado o trabalho de mestrado com o mesmo objeto de pesquisa há pouco tempo.

O contato com o outro pesquisador resultou em algumas orientações em face da experiência vivida. Como sugestão fora indicada a área do portal denominada "Esplanada" destinada à anúncios e a página onde são evidenciados os maiores contribuidores do projeto -- Anexo C, "Lista de usuários por número de contribuições". O convite para interessados em participar da entrevista foi realizado na "Esplanada" e obteve apenas uma resposta, com esse usuário realizou-se a entrevista piloto e que demonstrou um roteiro conciso e com perguntas claras.

O baixo grau de retorno ao anúncio na "Esplanada" levou o pesquisador tomar algumas ações no sentido de haver uma maior empatia com os integrantes da comunidade. Para tanto, realizou algumas alterações em sua página de usuário — "Página de usuário", Anexo A -, inseriu mais informações sobre o caráter do trabalho, informações pessoais de características possivelmente comuns ou que levassem o visitante da página a acreditar na seriedade do trabalho (cidade e país de origem, afinidade por software livre, dentre outros) e, em destaque, a seguinte frase: "Espero, de alguma forma contribuir para a aproximação entre acadêmicos e Wikipédia.". O distanciamento entre cientistas e acadêmicos em relação à construção do projeto é um fator que a comunidade deseja melhorar, portanto essa frase tinha o objetivo de demonstrar uma propensão do pesquisador a também ajudar a Wikipédia, não