Página:As victimas algozes- quadros da escravidão- romances (Volume 1).pdf/26

Wikisource, a biblioteca livre
7

lavradores conhecem e sentem que essa espelunca ignobil é fonte de vicios e de crimes, manancial turvo e hediondo de profunda corrupção, constante ameaça á propriedade, patibulo da reputação, e em certos casos forja de arma assassina; porque é e será sempre o ponto de ajuntamento de escravos onde se conspire ou se inicie a conspiração; e ainda assim a venda subsiste e não ha força capaz de anniquilal-a.

Porque?....

É que se prohibissem a venda, de que trato, se lhe fechassem a porta, se lhe destruissem o tecto, ella renasceria com outro nome. e, como quer que fosse, e, onde quer que fosse, havia de manter-se, embora dissimulada, e abusivamente.

A logica é implacavel.

Não é possivel que haja escravos sem todas as consequencias escandalosas da escravidão: querer a ulcera sem o puz, o cancro sem a podridão é loucura, ou capricho infantil.

Perigosa e repugnante por certo, e ainda assim não das mais formidaveis consequencias da escravidão, a venda de que estou fallando, é inevitavel; porque nasce da vida, das condições, e das exigencias irresistiveis da situação dos escravos.