Página:Atravez do Brazil (1923).pdf/311

Wikisource, a biblioteca livre

entrelaçam grandes árvores, e a elas se vem juntar então uma erva que nestas águas se desenvolve muito — a canarana, — formando ilhas flutuantes, sobre as quais não é raro encontrar até animais terrestrês.

Passaram dias... A grandeza da paisagem, a contínua majestade das águas, a constante opulência da vegetação verde e assombrosa causavam já monotonia.

O Santos navegava entre as ilhas, seguia as sua rota, sem incidentes. Passou por Obidos...

O imediato e Gervásio conversavam sempre com Juvêncio, alimentando a sua curiosidade, desvendando-lhe a novidade daquelas regiões maravilhosas. Gervásio, que conhecia os habitantes de quase todos os seringais e “sítios” que se viam pelas margens do rio, contava a existência daquela gente corajosa; narrava a fartura, mas às vezes as tristezas dos trabalhadores, e a história das grandes fortunas que tinham granjeado, alguns proprietários dos seringais. O imediato, por seu turno, relatava as suas viagens pela extensão do “rei dos rios”; e descrevia o imenso percurso da formidável artéria fluvial, — nascendo na República do Peru, chamando-se a princípio Velho Maranhão, depois Novo Maranhão quando entra no território brasileiro, depois Solimões, e enfim Amazonas; e falava ainda o imediato das povoações que marginam os afluentes do Amazonas, e as cidades recém-nascidas que já estão florescendo no Acre...

Enfim, numa tarde linda, o navio, deixando as águas do maior dos rios do Brasil, entrou no rio Negro, e fundeou no porto de Manaus.