Página:Autobiografia de D. Francisco de São Luís Saraiva, Bispo Reservatário de Coimbra, Conde de Arganil (21 de Julho de 1838).pdf/8

Wikisource, a biblioteca livre

de Janeiro pelo meio competente do Ex.mo Reitor da Universidade, e logo em continente veio Carta Regia em que S. Magestad havia por bem declarar, que sendo aquelle despacho dado ao Oppositor N. em attenção ao seu distincto merecimento, não devia prejudicalo nos direitos do accesso ás cadeiras da sua Faculdade, ás quaes devia ser promovido, quando lhe tocam segundo a ordem estabelecida. Esta justa Resolução do Soberano pôs termo ás reflexões dos invejosos.

Em 1820, estando em ferias na minha patria e rompindo na cidade do Porto a revolução de 24 d Agosto que logo se propagou por toda a provincia, fui nomeado e chamado para ser dos membros do Governo, que naquella cidade se estabeleceo, como hé sabido.

Fazendo-se geral a revolução, e nomeando-se em Lisboa o Governo Supremo Provisorio em nome de el Rei, fui eu nomeado para hum dos seus membros. Este Governo terminou suas funções em 4 de Julho de 1821, dia, em que el Rei desembarcou em Lisboa vindo do Rio de Janeiro. Este dia foi hum dos mais felizes da minha vida.