Página:Aviario brasilico ou Galleria ornithologica das aves indigenas do Brasil.pdf/19

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
ornithologia fundamental
7

meiras, como são algumas aquáticas, por exemplo, entre as Diomedeas, a exulada, e a mergulhada o Phaetonte submergido a Alça implume, nas quaes as azas lhe servem de pennas do peito. Isto mesmo se observa em algumas terrestres, como são os Avestruzes, e as Didos.

     Azinha: (aza espuria, ou bastarda por outros) consta de cinco pennas mais pequenas, que nascem do pollegar.

     (Uropygio: (bispo, ou rabadilha pelo vulgo) he a base, e fundamento da cauda: gosa de huma figura acoroçoada, e remata o espinhaço, e o tronco sobre o ânus.

     (Crisso: he a porção, que fica por baxo do uropygio, principiando da ponta deste, até ao orifício do anus; e ao lado, ou parte opposta superior, damos o nome de região do uropygio.

     (Regentes, ou Directoras: se chamão as pennas, que compõe a cauda, e que, á maneira de huma pestana, nascem do uropygio, por hum, e outro lado. Commummente se contão doze, repartindo tantas para hum, e outras tantas para outro; e se contão dos lados para o centro 1, 2, 3, 4, 5, 6: 6, 5, 4, 3, 2, 1. Assim se observa nas Gallinhas, Patos, ou Gansos; muitos Picanços, ou Petos só tem dez.

     (Cauda: compõe-se, das pennas, chamadas directoras, servem de lemes), de maneira que o lado interior da penna, fique coberto pela immediata seguinte, até ás do meio, que ficão superiores a todas as outras, muito principalmente quando, como hum leque, se fecha a cauda. Conforme a diversa proporção destas pennas gosa a cauda de differentes nomes. Os pés lhe servem de regra para a proporção: a que os não iguala no comprimento, se chama rabicurta, ou rabona: a que iguala, mediocre: a que os excede, rabilonga, ou rabuda. Em rasão dos seus differentes feitios, lhe provém as seguintes denominações. Se todas pennas forem do mesmo tamanho, se dirá igual; se as dos lados forem proporcionalmente encurtando, se chamará acunhada; mas se, pelo contrario, forem estendendo, dir-se-há rabiforcada; finalmente, sendo derrabada, se dirá sura.

     (Cuberteiras: se chamão as pennas, que cobrem as azas, a cauda, o uropygio pela parte de cima, e debaxo, donde lhes vem o nome de superiore, e inferiores das azas, e, a, cauda. Estas são arranjadas em duas ordens, por modo, que humas cubrão parte das outras, á maneira de telhas, ou escamas; as que ficão immediatas ás remeiras, chamamos ultimas, e penúltimas ás proximas, que seguem acima.

     (Espeho das azas: he certa mancha lustrosa, corada, e pintada na superfície das pennas cuberteiras, que se descobrem, quando ellas as tem fechadas, como vemos nas Adens.

§. VIII.

P

Elo que respeita ao vestido das Aves, devemos prmeiramente advertir, que as suas naturaes cuberturas consistem em pennas, pennugens, ou froxeis; estas por serem mais curtas, e á semelhança de péllos, ou lã, lhes aquecem, e abrigão o corpo; aquellas, dispostas como escamas, lho defendem.

     (As Pennas, que lhes, cobrem, e defendem todo o corpo, á excepção das que se vem formadas nas azas,

e cauda, estão enxequetadas, como hum xadrez; mas com huma no centro, a que propriamente chamão quinconce; e além disto, entre penna e penna tem duas pennugens, com hum artificio, verdade digno da nossa admiração; e que se deixa bem observar nos orificios das pelle dos Mergulhòes, ao depois de preparadas pelos surradores. Os lugares de hum,

e