Página:Benjamin Constant, fundador da Republica brasileira.pdf/16

Wikisource, a biblioteca livre
— 16 —

Quem sabe si não desacerto, quando entendo, como E. de Roberty, que o positivismo, que é a philosophia da experiencia, toda a philosophia da experiencia, restera toujours inachevé parce qu'il est, par sa nature même, inachevable?

Com Benjamin Constant eu aprendi a não ter a presumpção do saber, que transvia e desnortêa, dando á alma esses tons de vaidosa jactancia e de pretenciosa superioridade, com que tantos, orgulhecidos, perdem esse sentimento de veneração, que enchia o meu coração, quando eu o adorava, emquanto elle vivia a sua vida objectiva, temporaria e material, tendo-o como o maior dos meus amigos, e que perdura em minha alma ainda agora e nella ha de ficar para sempre, feito o culto que consagro á sua memoria.

Era de admirar esse traço de belleza moral, que já nos derradeiros dias da sua existencia, que findou no meio de tantas tribulações e angustias, elle confessava esses anceios de consagrar-se á meditação profunda da Politica Positiva, de Augusto Comte, elle, o grande sabedor, elle, o notavel mestre, para aprender nesse livro as lições, que o tornassem capaz de ser mais util á patria e proveitoso á Republica,

Era admiravel o seu espirito, sem egual o seu caracter. Maior do que tudo isso era o seu coração bonissimo, que o levava a apiedar-se de todas as dores alheias, vida consagrada sempre a outrem.

Póde ser que, alguma vez, o odio tivesse entrado no seu grande coração aberto; mas não ficou nelle. Defendendo ou atacando principios e doutrinas, nunca entrou em lutas pessoaes de que saisse enxovalhado.

Espirito franco e profundamente liberal, aprendera nessa philosophia, que tem por dogma basico o aphorismo—tudo é relativo,—essa virtude superior da tolerancia, que nos inspira o perdão dos erros alheios e nos impõe o dever de respeitar as opiniões e convicções contrarias ás nossas.

A sua acção no governo guiou-o sempre para o bem. Nunca o vi inflammado em iras, nunca o encontrei aconselhando vinganças.

O seu codigo de moral era como o de Marco Aurelio, o famoso imperador romano, de quem o autor do Espirito das leis não podia falar sem sentir um intimo prazer, cuja vida não podia ler sem enternecer-se, e que produzia no seu espirito o mais benefico effeito, levando-o a fazer de si mesmo uma opinião melhor, porque melhor era a opinião que essa leitura o obrigava a ter dos homens.

Essa é egualmente a impressão, que deixa o estudo da vida desse homem, que, quando sumiu-se nas escuridades do