Página:Brasileiras celebres (1862).djvu/121

Wikisource, a biblioteca livre

foi desamparada dos facultativos, e persuadidos de que não havia que esperar socorro da medicina, lhe anunciaram a proximidade da morte, e disse então: “Seja o Senhor bendito! Perdoe-me Ele as minhas culpas pela sua infinita misericórdia e seja quando ele muito bem quiser.”

Morreu exatamente como vivera, em 13 de julho de 1748. Jacinta amortalhou-a com suas próprias mãos, admirando-se que tendo o rosto denegrido e como penalizado se tornasse natural, com os olhos claros e o corpo flexível.

Tão bela era no seu rosto a morte!!

Basílio da Gama.

Fazia Jacinta com que suas irmãs observassem os exercícios da ordem reformada de Santa de Teresa1e os da comunidade, vestidas de saias de droguete castor pardo, cobertas com um véu de fumo, fechado por diante, que lhes servia de touca, até que o bispo D. Frei Antônio do Desterro lhes permitiu vestirem-se de hábito.

Todos os anos vinham novas irmãs aumentar a sua milícia, compartilhar de sua missão. Já na chácara da Bica se praticavam as regras de Santa Teresa; as oficinas achavam-se repartidas com comodidade e decência; o coro ocupava a primeira sala; o mais da casa dividia-se em celas, refeitórios, colocutórios e outras dependências. Aí