Página:Brasileiras celebres (1862).djvu/122

Wikisource, a biblioteca livre

lhes dava o padre José Gomes lições de latim para que pudessem rezar o ofício divino pelos breviários.

Trabalhava a santa donzela somente para Deus, no seu mais ardente desejo de lhe consagrar perpétuo culto, esperando somente obter por meio do Senhor o êxito de seus votos, e quando lhe perguntavam quem a havia de ajudar naquele tão santo designo, respondia que o governador, o grande conde de Bobadela.

Certa de que ele concorreria com esmolas para as obras da capela, o berço da religião de Santa Teresa nesta cidade, teve oportuna ocasião de lhe falar quando lhe pedia uma entrevista, que o deixou sensibilizado, arrancando-lhe lágrimas. Prometeu-lhe o conde coadjuvá-la, dizendo que sempre tinha desejado concorrer para aquelas obras, e que era de seu intento fazer-lhe um convento.

Não faltou o bom e pio governador à sua promessa, e teve a bondade de convidar o bispo para uma entrevista, e ali determinarem o lugar para a criação do edifício. Prestando-se o prelado, ficaram ambos extasiados da localidade. Sentados humildemente como peregrinos que descansavam, sobre os degraus da escada da entrada, levaram os olhos por essas cenas, que se desenrolavam ante eles. Que vista imensa e bela abrangendo todos os pontos da nossa magnífica baía, as praias que a bordam, os montes que a contornam, ainda revestidos de