Página:Brasileiras celebres (1862).djvu/123

Wikisource, a biblioteca livre

suas florestas, e o infinito que se abre neste horizonte ensanefado pelas nuvens coloridas dos raios do sol! E toda essa magnificente pompa da natureza contrastava com a pobreza com que ali viviam aquelas santas mulheres.

Percorreram depois com o engenheiro Alpoim todo o velho edifício e trataram da edificação de outro, ficando o bispo encarregado de obter do rei e do papa as licenças necessárias, e o conde de cuidar de seu material e construção e o engenheiro de planejar e orçar a obra.

Nesse dia concedeu o bispo que as recolhidas se vestissem com hábito de estamenha parda, com capas de baeta branca, guardando as instituições de Santa Teresa, e ficaram então consideradas carmelitas descalças.

Juntavam-se os materiais para a nova obra, quando a viagem do governador à capitania das Minas Gerais, trouxe inúmeros desgostos e amarguras a Jacinta, que via seus projetos contrariados pela divergência suscitada pelo bispo, o qual preferia contra seu voto a regra de Santa Clara, que observavam as freiras de Lisboa, e com mais razão, pois era o traje mais adequado ao clima úmido e quente, como até hoje o tem demonstrado a prática, mas inutilmente.

Com a volta do governador deu-se princípio à obra, benzendo o bispo no dia 24 de junho 1750 a primeira pedra, com assistência do mesmo governador, senado da câmara e principais do Rio de Janeiro. Para