Página:Brasileiras celebres (1862).djvu/128

Wikisource, a biblioteca livre

de meus dias. Vivei em boa harmonia, sempre em observância regular.

Conservou na morte aquela serenidade angelical que lhe notavam no rosto. Grande concurso de povo acudiu à grade para vê-la, e necessário foi fechar as portas para impedir qualquer indecência, e à noite se lhe deu sepultura.

Aprovou o bispo a escolha da madre Maria da Encarnação para sua sucessora, e veio visitá-la ao convento; mas só ao seu sucessor coube dar profissão àquelas criaturas, perpetuando ns religiosas o espírito de sua santa fundadora, modelo da vida religiosa.

A elevação da rainha dona Maria I ao trono em 1777 trouxe àquela instituição a aurora da felicidade, pois que pelo decreto de 11 de outubro desse ano confirmou a licença e graça d'el-rei seu pai e permitiu legalmente o domínio de tudo quanto se tivesse adquirido.

O distinto bispo dom José Joaquim Justiniano de Mascarenhas Castelo Branco, que tanto honrou a mitra e o báculo da diocese fluminense, lhe deu a tão desejada clausura canônica em 16 de junho de 1780, pontificando no seguinte dia na igreja do novo convento, vestindo-as canonicamente de seus hábitos e lhes dando o noviciado.

Elas professaram em 23 de janeiro de 1780, e terminando o primeiro triênio elegeram as suas preladas segundo as leis canônicas. Três dias antes daquela solenidade permitiu o bispo que se abrissem as portas para que o povo