Página:Brasileiras celebres (1862).djvu/154

Wikisource, a biblioteca livre

dos músculos aumentava na razão dos meus esforços, creio que não poderia empregar maior força sem inconveniente para a desgraçada enferma. Verdade é que fechei uma e mais vezes as suas mãos, mas logo que as deixava, tomavam o seu ademã de costume. A sua irmã, que velava quase sempre a seu lado, e que se achava presente nesta ocasião, me disse que nem sempre esta pobre se mostrava tranqüila em seu êxtase como estava então, e que na verdade os pés e braços ficavam constantemente imóveis, mas que ela arrancava suspiros e gemidos, batia com a cabeça sobre o travesseiro, e que pelas três horas da tarde manifestavam-se-lhe movimentos convulsivos: era esse o momento, em que Jesus Cristo soltara o derradeiro suspiro.

“Antes que dirigisse à serra para vê-la em seus êxtases, tinha ideado experimentar nela a ação do magnetismo animal, mas a presença de numerosas testemunhas impediu-me que o fizesse com regularidade. Todavia sob o pretexto de observar-lhe o pulso, coloquei a minha mão esquerda sobre a sua e pus-me na disposição de espírito exigida pelos magnetizadores, nenhum resultado obtive, mas para não deixar de ser exato, devo confessar que fui constantemente distraído pela presença de testemunhas, e pelas sua conversações.”

Outros viajantes, como Spix e Martius, distintos naturalistas alemães, que perlustraram a província de Minas Gerais, visitaram a capela da serra da Piedade,