Página:Brasileiras celebres (1862).djvu/158

Wikisource, a biblioteca livre

os avisos espirituais, escritos com bastante erudição e as suas cartas, que formam dois volumes, em cada uma das quais, segundo a asserção do bispo do Osma, D. Juan de Palafox y Mendonza, se descobre o admirável espírito desta virgem prezadíssima, a quem comunicou o Senhor tantas luzes para que elas ilustrassem e melhorassem as almas.

Santa Tereza era poetisa! A inspiração do Céu, o fogo sagrado da poesia lhe inflamava o cérebro. Toda sensibilidade, toda religiosa, ela empunha à lira do cristianismo e de seus lábios desprendem-se versos cheios de melancolia, mas de uma melancolia toda embebida no prazer da sublime dor do cristianismo.

2 O doutor Gomide a explica, narrando o seguinte fato, que, conquanto seja curioso, mais serve para comprovar o instinto dos animais, do que a periodicidade de uma moléstia. Um proprietário da cidade de Gaeté tinha uma tropa de bestas, que ia todos os sábados à cidade carregada de gêneros alimentícios. Estes animais eram soltos no pasto, segundo o costume, e pela manhã e à noite vinham à casa receber a sua ração de milho, mas no sábado, único dia de trabalho, não só se apresentavam como que se escondiam no mato.

3 Intitula-se: Impugnação analítica ao exame feito pelos clínicos em uma rapariga, que julgaram santa, na capela da Senhora da Piedade da Serra. Rio de Janeiro, 1814.