Página:Brasileiras celebres (1862).djvu/21

Wikisource, a biblioteca livre

da solidão; miríadas de insetos, como alados diamantes e safiras, enchem os ares, ou brilham por entre as trevas da noite, como fogos diamantinos, enquanto o sibilo das serpentes e o bramido das feras quebram o encanto destas cenas e enchem de espanto e de terror o ente pensador, que mudo e silencioso, recolhido em si mesmo, contempla o reino de tantas maravilhas!

A essas florestas, que infelizmente desaparecem entregues às chamas devastadoras, sucedem-se campos, vastas planícies contornadas de alegres colinas, recamadas de verdura, mal povoadas algumas e desertas imensas outras, que pedem população, e que ainda um dia serão transformadas em ricas e amenas povoações agrícolas.

À fertilidade do solo junta-se a riqueza mineral, que é imensa, espantosa, e ainda não conhecida de todo. Às arriscadas e célebres pesquisas para a descoberta do ouro e dos diamantes, seguem-se agora as tentativas das explorações do ferro e do carvão de pedra, de que espera o império tantos progressos na senda da civilização e dos melhoramentos materiais.

À fertilidade e riqueza do solo reúne-se ainda a benignidade do clima, que varia pela extensão do país, segundo a situação de suas vastas províncias; a temperatura elevada à beira-mar é modificada pelas brisas, que sopram pela manhã da parte de terra, ou pela viração, que as sucede pela tarde adiante, vinda da parte do mar. Além de tanta prodigalidade da natureza deve ainda