Página:Brasileiras celebres (1862).djvu/22

Wikisource, a biblioteca livre

o Brasil conhecer o benefício, com que aprouve à Providência divina excluí-lo dos vulcões, dos terremotos, das tempestades tão horríveis em outros lugares da América Meridional, sem falar das epidemias, que assolam o Velho Mundo e despovoam as suas antigas cidades.

Todo esse vasto país era habitado por tribos bárbaras e tão selvagens como as florestas de sua solidão; ainda não tinham ouvido a palavra de Deus, e apenas reconheciam a sua existência no relâmpago do raio. Andavam nuas ou pediam emprestadas às aves as suas penas de vários matizes, para se adornarem nos dias de suas festividades; pintavam também cuidadosamente o corpo com o sumo de ervas ou frutos, talvez para se preservarem das picadas dos insetos, e se banhavam desde os primeiros cantos das aves até à noute. Algumas dentre elas possuíam suas choupanas, extensas e largas; outras viviam pelos matos, dormiam pelo chão sobre folhas ou encostadas às árvores, amparadas por ligeiros tetos de folhagem; e ainda outras tinham abrigo nos antros subterrâneos e por leito as peles dos animais ferozes, mortos na caça, e cuja carne lhes servia de alimento.

Pela tradição transmitida por seus anciãos ou cantada pelos seus bardos, que achavam no seu estro a voz do passado, e que pela sua idade ou talento mereciam a sua veneração ou captavam a sua estima, conservavam fracas idéias do Dilúvio e tenuíssimas lembranças de sua primitiva