Página:Brasileiras celebres (1862).djvu/223

Wikisource, a biblioteca livre

portanto não podia ir reunir-se ao exército; que não tinha filho algum, que pudesse dar em seu lugar, e que um ou outro escravo dentre vinte e tantos, que possuía, que mandasse para as fileiras dos independentes, nenhum interesse teria em pelejar pela liberdade de país, que não era o seu, e terminou ajuntando, que aguardaria com paciência o resultado da guerra, e seria súbdito pacífico do vencedor.

— É verdade que não tendes um filho, meu pai, lhe disse Maria, mas lembrai-vos que as baianas do Recôncavo manejam as armas de fogo, e o exercício da caça não é mais nobre, do que a causa da pátria. Tenho o coração abrasado; deixai-me ir disfarçada empunhar as armas em tão justa guerra.

— As mulheres, respondeu o velho, fiam, tecem e bordam, e não vão à guerra.

Maria de Medeiros calou-se, suspirando tristemente; o emissário admirando o contraste, que se dera entre o pai e a filha, louvou tanto patriotismo, elogiou tão nobre empenho e retirou-se.

A jovem dirigiu-se furtivamente à casa de sua irmã casada, que morava a pouca distância. As palavras do emissário ainda lhe retiniam nos ouvidos, e pois, com os olhos brilhantes de entusiasmo, relatou tudo a sua irmã, e terminou dizendo, que desejava ser homem, para poder ir reunir-se a seus compatriotas.

— Pois eu, respondeu a irmã, a não ser casada e ter