Página:Brasileiras celebres (1862).djvu/226

Wikisource, a biblioteca livre

aos defensores da pátria, que tão nobre e corajosamente haviam vingado o martírio da sua irmã, a madre Joana Angélica. Um arco triunfal, enramado de folhas verdes, se elevava por onde tinha de desfilar o exército em sua passagem. Enviado pela superiora madre Maria José do Coração de Bulcão, o padre vigário Antônio José Gonçalves de Figueiredo, então capelão interino das religiosas, veio em nome das mesmas saudar o general J. J. de Lima e Silva, dirigindo-lhe a seguinte alocução:

“A madre superiora e mais religiosas deste convento, inundadas do mais justo prazer e alegria pela plausível e triunfante entrada do exército pacificador nesta cidade, tem a honra de oferecer a V. Exc. e aos Srs. Chefes e oficiais do valoroso exército do seu comando, estas verdes e frondosas coroas de louro, para passar com elas neste arco triunfal. E como as mesmas religiosas, pela sua profissão, não podem pessoalmente adornar-lhes as frontes, digne-se V. Exc. receber das minhas mãos este público testemunho das grandes virtudes e patriotismo, de que se acha revestida toda esta ilustre comunidade.”

As portas do claustro estavam abertas em sinal de regozijo, e o general Lima e Silva foi com a sua oficialidade agradecer pessoalmente esta prova de estima, esta demonstração de amor da pátria. Acompanhava-o também a celebre guerreira D. Maria de Jesus. As religiosas, cheias de entusiasmo, espargiram-na de flores, coroaram-na de