Saltar para o conteúdo

Página:Brasileiras celebres (1862).djvu/29

Wikisource, a biblioteca livre

todos os grandes de sua corte. Admitiu em sua tribuna o ilustre capitão-mor e o conservou ao pé de si por todo o tempo da missa, que solenemente se disse, achando-se pendente do altar o estandarte real da ordem de Cristo. Pregou o bispo de Ceuta, que depois foi de Viseu, D. Diego Ortiz, castelhano de nação, que acendeu nos ânimos os desejos de partilhar dos grandes perigos, a que se iam expor esses atrevidos navegantes e louvando e agradecendo a quem tomara o comando da esquadra em tão importante missão.

Acabada a cerimônia religiosa, bento o chapéu, que mandara o papa, e que o rei colocara por suas mãos na cabeça de Cabral, e entregue a bandeira da cruz da Ordem de Cristo ao ilustre capitão, dirigiram-se todos para as margens do Tejo. Lisboa então apresentou um desses espetáculos faustosos, que raras vezes oferecem os povos, em que as lágrimas e soluços da saudade se misturavam com os risos e vivas, que retumbavam nos ares em aclamações.

Soprava fresca e amiga aragem, e enfunando as velas da vistosa esquadra, levou-a mar em fora, e em breve achou-se engolfada no imenso Oceano.

No dia 21 de abril de 1500 topara a esquadra sinais de terra em mares desconhecidos, e no dia 22, ao cair da noite, o grito de — terra — que retumba a bordo das naus!... Era a serra dos Aimorés, que erguia uma das suas cem cabeças além do grêmio do trovão, para receber