Saltar para o conteúdo

Página:Brasileiras celebres (1862).djvu/74

Wikisource, a biblioteca livre

mas talvez tenha a mesma exatidão que tem a época da doação das terras, já quando seu marido era morto, e ela também, a menos que queriam que falecesse com mais de oitenta e seis anos; e até o mesmo nome de Caramuru é inexato.

Paraguaçu teve quatro filhas de Diogo Álvares, e não há muito tempo que uma de suas descendentes pedia ao governo imperial a graça de um título por ser a única que não o possuía.

É pois a sua descendência uma das mais ilustres da cidade da Bahia, e é desse tronco que vem a casa da Torre, tão célebre pela sua opulência.


✻ ✻ ✻


Entre as páginas votadas às Brasileiras pelas suas ações magnânimas, pelos seus feitos de valor, pelas suas provas de amor da pátria, pelos seus rasgos de desinteresse, pelos seus exemplos de virtude, pelos seus atos de piedade e religião, pelas suas produções artísticas, literárias ou científicas, consagremos também uma página a uma e modesta mameluca.

Heroínas domésticas, sem admiradores nem poetas, sem imprensa nem tribuna, sem coroas nem estátuas, sem glória nem apoteoses, as mulheres exercem a prática de todas as virtudes, enquanto que os homens, árbitros ou legisladores da sociedade, heróis ou reis do século, se contentam