Página:Cartas de amor ao cavaleiro de Chamilly.pdf/110

Wikisource, a biblioteca livre
84
PREFÁCIO BIOGRÁFICO

padecidos, me vejo de novo apertado, e oprimido, donde é bem para sentir mais a causa, que o efeito.

A confusa notícia que se me deu dos motivos desta novidade, é haver V. Majestade tido aviso, de que eu pretendia usar mal da confiança que de mim se fazia nesta prisão, e eu não desmereci, enquanto se passaram quatro anos que a gozei ; nem por algum excesso dei causa a repreensão, ou arrependimento de quem de mim a fazia.

Diferentes sobressaltos, mais urgentes perigos, tinha padecido minha justiça em todos os tempos passados, e em outros ânimos, que não eram o de V. Majestade, e mais fiei eu tanto dela, e do seu ânimo, que por nenhuma contingência me veio tal modo de remédio ao pensamento.

Pensamentos dificultosos são de provar ; mas só as obras tem por seus fiadores ; o que tenho obrado servirá de prova ao que tenho desejado.

Está hoje minha causa só pendente do arbítrio de V. Majestade, e ainda que essa razão me podia ter animado a lhe esperar bom sucesso, muito maior é a esperança que nasce das demonstrações, sendo V. Majestade servido de responder ao secretário do expediente, quando dêle recebeu a carta de el-Rei cristianíssimo, me assegurasse (como me assegura) se informaria V. Majestade com o mais favorável voto dos Acessores, ainda que êsse fôsse o único.

Esta própria luz observaram sempre da clemência de V. Majestade todos os ministros e pessoas grandes, que de mim compadecidos, ofereceram a V. Majestade como bons vassalos a lembrança da minha causa, por digna matéria, em que pudessem exercitar-se a grandeza e piedade como geral agradecimento.