Saltar para o conteúdo

Página:Cartas de amor ao cavaleiro de Chamilly.pdf/193

Wikisource, a biblioteca livre
CARTA DE GUIA DE CASADOS
167

vam que ouvisse os lindos requebros, que Cardénio estava dizendo a Estefânia : que tudo isto rezava a bôa da novela. Enfim eu me fui apear a outra parte, e voltando em breve tempo por aquele logar, e perguntando pela curiosa leitora, e ouvintes, me disseram que muito poucos dias depois as novelas foram tanto adiante, que cada uma das filhas daquela estalajadeira fizera sua novela, fugindo com seu mancebo do logar, como bôas aprendizes da doutrina, que tam bem estudaram.


XXV


Beatartas e erendices


Somos entrados na santimónia, ou por melhor dizer, na beataria. Tenho cansado a v. m., quisera passar voando por aqui, mas hei mêdo que não possa. A matéria é das mais importantes; procure v. m. (mas que se force) ouvir-me com nova menção, que eu também renovando o cuidado, hei-de procurar de falar a v. m.

Muitas pessoas de grande porte, e excelente natural, a título de virtude, temos visto caír em vida desordenada. Nosso inimigo, o demónio há-se às vezes connosco, como um homem quando busca outro, que se topa em um caminho, e vê que vem para êle, ali o espera ; e se vê que se desvia para outra parte, então estuga o passo, e o segue até alcançá-lo. Às pessoas que vivem mal, muitas vezes lhes não sai ao encontro, porque sabe vem direitas para êle ; mas às que vivem bem, após dessas se lança com maior ligeireza.