Página:Cartas de amor ao cavaleiro de Chamilly.pdf/91

Wikisource, a biblioteca livre
PREFÁCIO BIOGRÁFICO
65

tôdas de grande crédito. Nunca se deu causa contra mim desta morte. Eu provei uma tam justificada, como era vingar o matador o adultério que o morto lhe tinha feito.

Os mesmos e maiores fundamentos havia para não haver de ser pela mesa, como fuí condenado em perpétuo degrêdo para a Índia; privação da comenda, dois mil cruzados para a parte, quinhentos para as despesas do tribunal, e cento para as do juizo: cuja execução em maior parte está já feita.

Conhece-se qual seja o ódio da parte que me persegue, não por verdadeira queixa, mas com ruim vontade, pois sendo esta sentença tam notàvelmente rigorosa — como disse a voz pública — ainda apelou dela, pedindo igualmente comigo a V. Majestade 3.ª instância.

Permissão clara de Deus, que nas mãos de V. Majestade havia posto o remédio duma tam grande semrazão, para que visse o mundo, que nem ainda aquele a cujo favor se dirigia, queria nela consentir, para que de nenhuma sorte houvesse efeito.

Concedeu-me V. Majestade a 3.ª instância, consultaram a V. Majestade já os juízes; pende agora do árbitro Real a resolução.

A essa causa são os votos dêstes juízes consultivos, e não definitivos.

Êste suave estilo guardaram sempre os mestres da nossa ordem, — e das outras — e lhes foi assinado pelos Sumos Pontífices, não certo para se aterem ao parecer dos sucessores; pois a clemência do Príncipe está sôbre tôda a autoridade; mas para se justificarem com os súbditos, em qualquer acção rigorosa, quando a pedissem as qualidades do réu, e do delito.