Saltar para o conteúdo

Página:Categorias - Aristóteles.pdf/10

Wikisource, a biblioteca livre
4

não são as essencias primarias, somente os generos, e as especies se denominão essencias secundarias (23).

28. O que as essencias primarias são a respeito de todas as outras coisas: isso mesmo são a respeito de tudo o mais os generos e ás espécies, a que as mesmas essencias primarias pertencem (24).

29. He commum a todas as especies o não estarem em nenhum objecto (25).

30. Ora as essencias secundarias são categorias do objecto; não só quanto ao nome, mas tambem quanto á rasão do nome (26).

31. Mas isto não he particular ás essencias; porque tambem as differenças (a) são do numero das coisas, que não estão em nenhum objecto (27).

32. E as differenças são categorias do objecto a que se referem: até mesmo quanto á rasão do nome (28).

33. Nem nos faça confusão o estarem as partes das essencias nos todos a que pertencem: de modo que nos julguemos obrigados a dizer, que ellas não são essencias. Porquanto nós não dissemos que as coizas, que estão em algum objecto, existem em algum, como partes delle.

34. Verifica-se pois tanto nas essencias, como nas differenças, que todas as outras coizas derivão dellas os seus nomes de huma maneira univoca (29).


(a) Isto he: as differenças especificas (V. Aph. II.) ou os caracteres da especie. E he sempre neste sentido, que se deve tomar a palavra differença nas Obras de Aristoteles. Nota do Traductor.