Saltar para o conteúdo

Página:Categorias - Aristóteles.pdf/22

Wikisource, a biblioteca livre
4

tão tambem senão comprehenderá o Homem em geral. Do mesmo modo a côr existe no corpo: e logo tambem em qualquer determinado corpo; porque se não existe em algum corpo, então tambem não existe no corpo em geral. E portanto todas as outras coisas ou se dizem das essencias primarias, como de outros muitos objectos: ou estão nellas, como em outros tantos objectos.

19. Porque está mais próxima á essencia primaria. Porquanto querendo-se designar o que seja huma essencia primaria, se designará mais clara e propriamente apontando-se a sua especie, do que o seu genero. Por exemplo: querendo-se designar o que seja hum determinado homem, se designará mais claramente, dizendo-se que he Homem, do que dizendo-se, que he Animal. Porque aquella primeira designação he mais propria desse determinado homem: entretanto que esta he mais commum. E querendo-se designar huma determinada arvore, se designará mais claramente, dizendo-se ser huma arvore, do que dizendo ser hum vegetal.

20. Porque a especie passa a ser objecto relativamente ao genero; visto que a especie se comprehende na Categoria do genero: e não inversamente o genero na da especie. E por isso tambem he a especie mais essencia do que o genero.

21. Por isso que querendo-se designar hum determinado homem, não se denotará mais propriamente dizendo que he Homem, do que se querendo-se designar hum determinado cavallo, se dissesse ser Cavallo.

22. Porque hum determinado homem não he mais essencia, do que hum determinado boi.