Saltar para o conteúdo

Página:Categorias - Aristóteles.pdf/52

Wikisource, a biblioteca livre

do que as coisas, que se contrapoem como relativos, isso que são , ou o são de seus contrapostos, ou se affirmão reciprocamente entre si em alguma maneira.

72. Porque nem o que he bom se diz bom do que he máo ; mas contrario a elle ; nem o que branco , se diz branco do que he preto ; mas contrario a elle. De sorte que são differentes as contraposições de humas e outras.

73. Exemplo: a doença e a saúde são qualidades próprias do corpo animal: e he forçoso que huma delias exista no corpo animal ; ou doença ou saude. Par e impar são categorias d e numero: e he forçoso que o numero seja par ou impar. Em nenhum destes exemplos ha meio termo : nem entre doença: nem entre par e impar. Porem quanto a aquellas, de que não he forçoso que exista huma dellas , essas tem termo medio. Por exemplo: he proprio do corpo animal o ser preto ou branco; mas não he forçoso o ser huma ou outra destas duas coisas ; porque nem todos os corpos são brancos ou pretos. Bom e máo dizem-se do homem, assim como de muitas outras coisas; mas não he forçoso , que huma daquellas duas qualidades exista ; porque essas coisas, de que se dizem, nem todas são boas, ou más. Em todos estes casos ha hum termo medio; por exemplo: entre preto e branco ha fusco , pallido, e todas as outras cores. Entre bom e máo , o que nem he bom, nem máo.

74.Por exemplo: entre o preto e o branco he o fusco , o pallido , e todas as demais cores.