de todas a mais heterogenea. Mas nestas se comprehendem os differentes - sentidos da palavra primeiro.
94. Haver algumas cousas taes, he evidente ; porque o ser homem he intrinsecamente reciproco de existir; sendo assim que esta segunda se segue verdadeira e necessariamente da primeira ; por quanto se he verdade o dizer-se de alguem , que he homem ; tambem he verdade o dizer-se, que existe: e reciprocamente se he verdade o dizer-se de hum homem , que elle existe; também he verdade dizer-se que he homem. Mas ser verdadeiro o discurso não he causa do facto que nelle se affirma: antes o facto he causa de ser o discurso verdadeiro ou falso.
95. Exemplo: o duplo e a sua metade, que são reciprocos entre s i ; pois que se existe o duplo , deve existir a metade :e se existe a metade, deve existir o duplo: e com tudo nenhum delles he causa da existencia do Outro.
Também se dizem connexas por natureza as cousas que pertencem ao mesmo genero; posto que se distingão e se opponhão humas ás outras. Mas diz-se , que se distinguem e se oppoem as que se comprehendem em huma mesma rubrica; assim como alado se distingue e contrapõe a terrestre e a aquatico; porque entre tanto que pertencem a hum mesmo genero, se distingue e contrapõe : por quanto Animal se distinguem em todas aquellas especies a saber: em alados, em terrestres , e em aquáticos: dos quaes nenhum he anterior nem posterior ao outro: mas todos elles parecem ser simul-