taneos. Igualmente se poderia subdividir cada hum destes em outras especies. Donde se segue que são também connexas aquellas cousas; que tem hum genero commum e entrão era huma mesma rubrica.
Ora os generos em tanto se dizem anteriores ás suas respectivas especies em quanto a reciprocidade que ha destas para elles , quanto á conclusão da existencia, se não verifica delles para ellas; porque de existir hum aquatil , segue-se que existe hum animal: mas de existir hum animal, não se segue que existe hum aquatil.
Logo também são naturalmente connexas as cousas que sem ser huma causa de existência da outra , tem entre si reciprocidade quanto à conclusão da existencia : Bem como as que pertencendo ao mesmo genero , são especies distinctas: e em geral são connexas todas as cousas que por sua natureza começão a existir ao mesmo tempo.
96. He claro que todas estas especies difrerem humas das outras, por quanto a geração não he corrupção: nem o augmento he diminuição, ou mudança de lugar : e o mesmo he das outras.
Quanto porém á transformação pôde entrar em duvida , se o que se transforma não experimenta alguma das outras especies de movimento no acto da transformação. Mas seria erro o affirmallo ; porque a experiencia nos mostra que todas ou a maior parte das nossas paixões se transformão humas nas outras , sem que se verifique nenhuma das outras especies de movimento. Porque aquelle que experimenta o movimento de qualquer paixão, nem por isso cresce ou diminue: e