Página:Cidades Mortas (contos e impressões) - 1921.pdf/64

Wikisource, a biblioteca livre
54
«GENS ENNUYEUX»

xundias comprimidas; a sua mão gordita, recoberta de doirada séara de pellinhos, alizava a grenha côr de fogo como quem aliza um gato amigo.

Mais adeante, amplo burguez, barbaçudo, verrugoso e bexiguento, fungava a suar. A' sua frente, sorrindo com bondade em meio dum grupinho amigo, uma especie de mulher de sexo neutro, acondicionada em alpaca, sem um atavio, e cujos cabellos grisalhantes se alizavam em rispido pericote sob a copa acartolada dum chapéo masculino. Discutia Cuvier.

— E' a doutora X... sussurrou-me o Lino. Uma sabia sapientissima!...

Logo adeante, um occulista de nomeada; mais além, um pomologo; em seguida, um philologo, uma parteira, um charlata, um lente de geometria, um physio-psychopathologista.

Nós, miserandos intrusos, vexados da nossa espessa ignorancia a dois, commentavamos baixinho, com respeitosa deferencia, as effigies hirsutas daquelles paredros que davam tu a Minerva. Lino nem falava: ciciava, tatibitate. Aquella face da sociedade era-nos de todo ignorada. Tudo alli cheirava a novidade. O proprio ar nada tinha do ar commum das ruas: pairava nelle um cheirinho subtil a raizes cubicas.

A' frente do salão havia uma comprida mesa em cujo centro opresidente da Sociedade — um rolete d'homem côr de salame — cofiava os bigodinhos ruivos, bamboleando no ar uns pés que não alcançavam o assoalho.

Ladeavam-no dois bonitos secretarios remexendo actas. Sobre a mesa, enfileirada, uma récua de bichos prehistoricos, em miniatura — estegosauros, plesiosauros, iguanodontes, e um mamutezinho que escancarava a goela vermelha num urro mudo.

Dlin, dlin, dlin!... Está aberta a sessão, rosnou o presidencial salame. O secretario mascou a acta — tá, tá, tá...

— Tem a palavra o conferencista.

Corre pela sala um bisbilho de curiosidade.

Galga a tribuna o homem. Roliço e pipote, tem a calva resplendente, traz casaca, oculos e convicção profunda. Prepara os papeis, tósse.

Novo psst desliza pela sala. Cae nella o silencio curioso da expectativa.

— Minhas senhoras e meus senhores! Me parece que a outro e não a mim, que sou o mais modesto membro da Sociedade....

Estava encetada a conferencia.

Entreolhamo-nos ao me, com piscadelas grammaticaes, e entregamos nossos quatro ouvidos ás palavras do Sabio. O orador, após o exordio da praxe, veste o escaphandro da observação, apoia-se no páo ferrado da critica, encavalga na penca os nasoculos da analyse e, sem tir-te, cae de mergulho no fundo sombrio das edades. Vae aos periodos eos, examinar gneiss e micaschistos; mostra exemplares ao auditorio e descreve-os com minucia.

Narra como vieram os primeiros vegetaes — samambaiussús enormes e mollengos — e como á sombra delles foram surgindo bichinhos tontos, sem experiencia da vida, admiradissimos de verem casa tão grande posta a seres tão pequenos. Fala com segurança de um feto arborescente, testemunha ocular daquillo, transfeito em sabio moderno. Diz e rediz. Vae e volta — porque o gneiss p'ra aqui, por-