Página:Cidades Mortas (contos e impressões) - 1921.pdf/83

Wikisource, a biblioteca livre
O ROMANCE DO CHOPIM
73

Ficaram todas no ar, immoveis, palpitantes, trocando olhares de interrogação emquanto no compartimento vizinho d. Zenobia conversa com o grande artista.

— Elle não pára de chorar, Zenobia. Ao meu ver é colica que elle tem. Desde que você sahiu está que é um berro só. Já fiz tudo, dei chá de herva-doce, dei banho quente — nada! Berra que nem um bezerro!

— Você já cantou o Guarany?

— Cantei tudo, o Guarany, o «Tutú já lá vem», o «Somos da patria a guarda»... Mas é peior.

Deu camomilla?

— A camomilla acabou. Quiz mandar a negrinha buscar um pacote na botica mas não achei o dinheiro...

— Lerdo! E aquelles quatrocentos réis que te dei hontem? Não sobrou metade?

— E'... é que... que eu comprei um maço de cigarros...

— Sempre o maldito vicio! Olhe, atrás do espelho, perto da saboneteira azul, está uma pratinha de quinhentos. Mande buscar a camomilla, mas no Ferreira, que a do Brandão não presta, é falsificada. Ferva uma pitada numa chicara d'agua e dê ás colherinhas. Dê tambem um clyster de polvilho. Mudou os panninhos?

— Trez vezes, já.

— Verde ?

— Verde carregado, como espinafre.

— Bem. Eu hoje volto mais cedo. Faça o que eu disse, e fique com elle na rede. Cante a area da Mignon, mas não berre como daquella vez, que assusta o menino. Em surdina, ouviu? Olhe: ponha já as fraldas sujas na barrela. Escute: veja si tem agua no bebedouro dos pintos. A marmellada? Ora bolas! Deixe isso para amanhã. Bom, até logo!

D. Zenobia largou o phone e voltou ás companheiras, que continuavam immoveis, suspensas.

— Estes artistas!... começou ella dizendo. Que é que vocês pensam que Lauro fez?

— Fugiu! disse uma.

— Deixou-se prender! aventou outra.

— Suicidou-se! declarou terceira.

— Ninguem adivinha. Lauro rompeu o pavimento, entrou na cella, e depois de uma grande scena resolveu metter-se frade!!...

Foi um «oh!» geral de desapontamento. Aquelle fim imprevisto decepcionára a todas. Protestaram, e d. Zenobia, condoída, voltou atrás:

— Estou brincando. Eduardo está hoje com uma dôr de cabeça damnada e eu o aconselhei a descançar um bocadinho. Fica para outro dia. Esperemos !...

As romanticas respiraram...


O romance do chopim tem hoje onze annos. Já é menino de escola. Chama-se Lauro e para rehabilitação do sexo barbado puxou o caracter da mãe.