Página:Da França ao Japão (1879).djvu/113

Wikisource, a biblioteca livre
86
DA FRANÇA AO JAPÃO

mesmo entre as ultimas, se encontrão algumas que possuem pequeninos pés.

Uma questão em que divergem as opiniões de alguns viajantes é sobre os meios empregados pelos chins para impedirem o crescimento d’esses membros.

Segundo nos disse pessoa bem informada, alguns paes desarticulão pouco a pouco o calcaneo de suas filhas, de modo que este osso venha a occupar um lugar mais alto; deixando assim de fazer parte da planta dos pés e de exercer o trabalho que lhe é destinado, o calcaneo tem um desenvolvimento muito lento ou quasi nullo. Qualquer que seja o meio empregado, nota-se facilmente que ha deformação, e que a pequenhez a que reduzem os pés das mulheres, importa o sacrificio da fórma natural, parecendo a planta do pé ser formada por dous planos que formão entre si angulo apenas sensivel, e dos quaes o anterior é o unico que serve de apoio ao corpo.

As mulheres chinas vestem calças e amplas blusas de estofo azul ou branco com vivos de outras côres; aos pés, calção uns sapatos de seda preta lustrosa ou de outro qualquer estofo, com fortes solas de palha trançada.

Muitas, usão penteados a europea, porém a mór parte deixão cahir os cabellos em forma de pequenas tranças sobre as espaduas.

Os homens ainda usão do tradicional rabicho, no que elles tem o maior cuidado, o tal é o apreço, que, se considerarião deshonrados e banidos da sociedade se por qualquer motivo perdessem os cabellos.

Esta valia, em que os chins teem o rabicho, muito servio á policia de S. Francisco da California para garantir a ordem na colonia chineza; assim, desde que alguns culpados de pequenos delictos forão condemnados a perderem o rabicho, o numero dos infractores do regulamento policial diminuio consideravelmente. Ainda hoje esta pena é applicada em algumas cidades dos Estados-Unidos e mesmo na China, quando se trata do pequenos delictos.