Página:Da França ao Japão (1879).djvu/112

Wikisource, a biblioteca livre
DA FRANÇA AO JAPÃO
85

Além dos pequenos carros, puchados pelos cavallos da Australia, encontra-se em Hong-Kong, um outro meio de transporte, que consiste em uma cadeira de forma appropriada presa lateralmente a duas longas travessas de madeira ou a bambús, a qual, dois ou quatro homens facilmente carregão. Os pés dos passageiros repousão, para maior commodidade, sobre um estribo suspenso por fitas que se prendem aos braços da cadeira.

Em geral, paga-se um shelling pela corrida dentro da cidade; para os arrabaldes, convem proceder-se a um trato preliminar, sob pena de pagar-se, sem direito de reclamação, ás autoridades inglezas, a quantia que for exigida; e os carregadores chins, bem avezados em taes espertezas, nunca fallão sobre o preço ao passageiro, antes de terem feito o serviço que se lhes exige.

A cidade de Hong-Kong acha-se edificada sobre as encostas de collinas que se succedem em todo o longo do porto em uma extensão approximada de duas léguas.

A parte baixa da cidade é occupada pelas casas de commercio, edificios publicos e pelos armazens alfandegados. As suas ruas são largas, bem ventiladas e aceiadas; e mesmo, no quarteirão chinez, não se observa a immundicie nem se respira o ar viciado e putrido das cidades chinesas.

Os chins de Hong-Kong são verdadeiros mestiços da raça chineza e malaya, e, á primeira vista, se distinguem os chins do sul dos do norte do Império. Os primeiros, são de uma constituição fraca e mesmo rachitica, muito magros e curvados para diante, se dirá que são verdadeiros hecticos; emquanto os chins do norte, são de robusta compleição, mais activos e intelligentes do que aquelles.

Igual differença, senão mais acentuada, se nota entre as mulheres, e, em geral, a filha das regiões do norte do Império é mais bella do que as do sul.

A principio, julgamos que um dos caracteres, entre as chinas de pura raça e as mestiças, era o tamanho dos pés, porém,