Página:Da França ao Japão (1879).djvu/32

Wikisource, a biblioteca livre

CAPITULO II

 
As costas do Egypto. — Os historiadores antigos e modernos. — O Nilo. — A politica Ingleza e a liberdade de commercio. — Um grande homem. — O algodão egypcio. — Um gentleman original. — Chegada a Port Said. — Os cafés-concertos. — O imperio da roleta. — Os habitantes de Port Said. — Entrada do «Ava» no canal.
 


EM frente as bocas do Nilo, na distancia de sete kilometros da costa, o Ava começou a sulcar as aguas barrentas do rio, que em impetuosas correntes derramavão-se no Mediterraneo.

A vista da costa egypcia nos despertou mil recordações sobre a historia da antiga terra dos Pharáos, cujos monumentos ostentão com o máximo brilho os feitos das gerações passadas.

É para lastimarmos a pouca luz da historia do primitivo Egypto; sómente as taboas chronologicas servem ao archeologo e ao historiador para verificar os factos mencionados pelos antigos escriptores; os quaes, não obstante suas altas qualidades como homens de lettras, desafogavão muitas vezes, os sentimentos que nutrião, narrando infielmente os feitos dos seus inimigos ou usurpando para seus amigos as glorias conquistadas por outrem.