os funccionarios de alta dignidade destes paizes; já subornando os fracos de animo ou instigando os mais valorosos ás rebelliões e revoluções.
Porem, os diplomatas dos Estados-Unidos já tinhão atravessado o Pacifico e contratado relações de commercio com o Japão e a China, então a Inglaterra tratou de consolidar o seu poder nas Indias, emquanto esperava occasião azada para levar a civilisação a estes dois paizes.
Deixemos, porem, para mais adiante, esta importante questão, e lancemos nossos olhos para o Mediterraneo fechado pelo estreito de Gibraltar, praça forte da Inglaterra.
O Egypto teve um chefe que foi grande nas suas concepções como a vastidão dos seus areiaes, impetuoso em suas paixões como as correntes do Nilo, e fertil para seo paiz como as aguas deste rio.
Mehemet-Ali foi um dos homens d’Estado mais notáveis do nosso século, um dos mais esforçados iniciadores do actual canal de Suez, e, que por varias vezes frustrou os planos politicos da Inglaterra, que via na estreita lingua de terra reunindo a Africa á Asia, o obstaculo que impedia a marinha mercante da Europa de concorrer com a sua, então dominadora de todos os mercados e senhora do commercio oriental.
Mehemet-Ali nasceo em 1769, na Roumelia, e desde a mais tenra idade entregou-se ao manejo das armas e á vida activa do militar. Aos vinte annos era nomeado capitão, e, por occasião da occupação franceza do Egypto, tendo-se distinguido por altos feitos de guerra, foi successivamente promovido nos differentes postos, de modo, que finda a campanha, era commandante (seraskier) dos turbulentos albanezes.
N’este posto Mehemet desenvolveo admiravel aptidão para a administração civil, já aconselhando as autoridades medidas patrioticas e de grande valor para os interesses do Egypto, já censurando a conducta e denunciando os erros administrativos dos governadores do Egypto. Mehemet realizou com grande exito seus planos de usur-