Página:Da França ao Japão (1879).djvu/38

Wikisource, a biblioteca livre

pação no governo do Egypto com perseverança e dissimulada sagacidade; afinal impoz sua nomeação á Porta que, temendo o poder deste chefe militar, mandou uma esquadra ao Egypto para desarmal-o.

Entretanto Mehemet-Ali era aclamado pelos seos soldados vice-rei do Egypto, e o almirante ottomano, vendo que seria temerário executar as ordens que tinha recebido, voltou a Constantinopla, depois de conferenciar com Mehemet. Algum tempo depois, os poderes do vice-rei forão confirmados, e o Egypto inaugurava nova epocha de progresso o de paz.

A primeira necessidade de que curou o novo governador foi da paz interna, constantemente perturbada pelos mamelucos, que em suas correrias atacavão a propriedade e muitas vezes a vida dos habitantes do interior.

Mehemet-Ali depois de pacificar o paiz, constituio-se o unico agricultor e negociante, e dispondo de immensos recursos, mandou executar grandes e duráveis trabalhos, sobresahindo, entre todos, pela sua importância e real utilidade, o do canal de Mahmoudieh, o qual recebe as aguas do Nilo e as despeja no porto de Alexandria.

Quando a fome assolou alguns Estados da Europa, em 1816 e 1817, grande numero de navios ião aos portos do Egypto em busca de trigo. Mehemet-Ali, intelligente e ambicioso, soube tirar partido desta importante producção do seo paiz. Logo que notou a procura do trigo, Mehemet-Ali impoz ás províncias de Saïd e do Delta que o pagamento das contribuições fosse feito com este producto, o tornando-se o unico fornecedor, conservou a alta do trigo durante mais de dois annos.

Com os grandes lucros, assim auferidos, elle constituio-se o unico intermediario em todas as transacções.

Comprehendendo então, a importância da grande lavoura, este chefe pensou em naturalisar o algodão no Egypto; mandou vir de Pernambuco uma grande quantidade de sementes d’este nosso producto, em outros tempos tão importante, e