Página:Da França ao Japão (1879).djvu/42

Wikisource, a biblioteca livre
DA FRANÇA AO JAPÃO
33

dade, acontecendo muitas vezes debaterem com os mercadores, os preços de certos objectos que os viajantes desejão a posse como lembranças de suas excursões.

Chegamos no dia seguinte á Port-Said, pequena povoação situada na entrada e sobre uma das margens do canal. Apenas o Ava fundeou, desembarcamos em busca da agencia do correio, para remetter nossa correspondência para o Brazil e Pariz. A primeira impressão que tivemos do Port-Said foi pessima, e, na verdade, nada se encontra digno de menção nas suas ruas immundas e nas edificações sem importancia, sem originalidade e occupadas, em geral, pelas casas de jogo e pelos mercadores.

O jogo é a peste que mais aflige as populações do Egypto. Em todas estas casas, em numero de 6 ou 7, encontra-se também uma orchestra composta de algumas mulheres, na mór parte valachias, bellezas murchas pelos ares abrazadores do Egypto, e gastas pela vida dissipada da prostituta disfarçada. Emquanto ellas estropião as composições dos Strauss e de Offembach, ouve-se um acompanhamento sui generis; — o tinir das moedas de oiro, lançadas continuadamente pelos jogadores sobre o tapis vert que rodea a roleta.

A scena da sala immediata á da orchestra não deixa de ser curiosa, ainda que ao mesmo tempo repugnante.

No centro, uma extensa mesa, no meio da qual se acha o objectivo de todas as vistas: a celebrada roleta, emigrada de Baden-Baden e que em breve, também será banida de Monaco. Aos lados da roda, sobre um panno verde, se vê pintado alguns quadrados, tendo cada um em seo centro um certo numero em algarismos bem visiveis. Proximo ao banqueiro ou operador uma salva cheia de moedas de oiro de diversas effigies, fascina os olhos dos parvos que, de pé, em volta da mesa, uns pallidos, os que perdem, outros com as faces escarlates, os que ganhão, alguns silenciosos, os professionaes