Página:Da França ao Japão (1879).djvu/48

Wikisource, a biblioteca livre
DA FRANÇA AO JAPÃO
29

Os historiadores arabes estão todos de accôrdo quanto á reabertura do canal de communicação do Mediterraneo com o mar Vermelho pelo Nilo, e todos attribuem a execução d'este trabalho a Amrouben-Asr que conquistou o Egypto no anno 639 de nossa éra; e acrescentão, que durante cento e vinte e cinco annos, elle foi navegado até que, sob o reinado do califa Abou-Jafar-al-Mansour, foi de novo aterrado por sua ordem.

Eis o que a este respeito diz o historiador Schems Eddin:

«O canal chegava até a cidade de Kobzoum passando perto de Suez, e as aguas do Nilo se despejavão n’este lugar no mar salgado. Os navios carregados de cereaes descião por elle até o golfo Arabico. Omar mandou limpar e abrir este canal que desde esta epocha tomou o nome de canal do Principe dos Fieis. [1] Durante cento e cincoenta annos, até o reinado do califa Abou-Jafar-al-Mansour (no anno 159 da hegira) o canal foi sempre navegavel, porém, este chefe mandou entupir a embocadura do Kolzoum.»

Um outro historiador, Makrisi, é mais explicito na sua narração. «O canal, diz elle, está situado fora da cidade de Fostat e ao occidente do Cairo. Foi cavado por um antigo rei do Egypto a pedido de Khadjar (Agar), mãe de Ismael, quando ella habitava Mecca; com o correr do tempo ficou obstruido, porém foi de novo cavado por ordem dos reis gregos que reinarão no Egypto depois da morte de Alexandre.» Quando o Altíssimo concedeu o islamismo aos homens e que Amrou-ben-el-Asr conquistou o Egypto, por ordem de Omar, Principe dos Fieis, procedeu-se a novos trabalhos no anno da mortalidade. Este general o levou até o mar de Kolzoum, d’onde os navios partião para o Hedjaz, o Yémen e a India. Por elle navegou-se até a epocha em que Moham-


  1. Como dissemos, foi Amrou-ben-Asr que, segundo a tradição arabica, emprehendeu então este trabalho, porém por ordem do califa Omar mais conhecido na historia arabica sob o nome de Principe dos Fieis.