Página:Da França ao Japão (1879).djvu/52

Wikisource, a biblioteca livre
DA FRANÇA AO JAPÃO
7

Suez, em outros tempos conhecida pelo nome de Arsinöe, Cléopatrida e finalmente, denominada Soueys pelos Arabes, é o primeiro porto no fundo do mar Vermelho. Sua importância como cidade commercial foi em outros tempos grande, hoje, porém, só os artigos asiaticos, destinados ao consumo egypcio são descarregados no seu porto dos navios mercantes, que assim deixão de pagar a contribuição para passar o canal. Os productos de importação são dirigidos pela estrada de ferro ao Cairo e em seguida á Alexandria.

A população de Suez não excede hoje, de quinze mil habitantes, entretanto com a facil communicação com a capital, esta cidade está em via de prosperidade, já pelo seu importante commercio, já pelo augmento da producção do café arabe, cultura que n’este ultimo tempo lhe tem merecido muita attenção. Os edificios, quer publicos ou particulares, são de pesado aspecto e rustica architectura, apenas um ou outro, habitado por algum europeu, apresenta em suas feições características o typo ligeiro e gracioso dos chalets da Suissa.

Nas cidades do Egypto nota-se uma variedade de typos, dos diversos povos que o habitão ou ahi vêm negociar. Entre outros, assignala-se o filho da Syria pelo seu chapéo nacional pintado de côr preta ou branca com riscas cinzentas; os Arabes do Sinai, miseravelmente trajados com immundos andrajos; os Persas, em cujas cabeças se elevão enormes chapeos de astracan; os negros do Sennaar, os Fellahs, e finalmente, os Turcos, entalados em suas vestes officiaes e de caracter europeu.

As mulheres egypcias vestem-se com elegancia e algumas com ostentoso luxo. A sua camisa é mais ampla que a dos homens, porém um pouco mais curta; uma muito larga calça de estofo de seda de variegadas cores é atada com cordões em roda da cintura e debaixo da camisa.

As grandes damas ricas vestem sobre a camisa o Yelek, veste longa e justa ao corpo, que se abotoa na sua parte anterior, correspondente á que se estende do collo a cintura. O penteado é original e de bom gosto. As madeixas são