Página:Da França ao Japão (1879).djvu/77

Wikisource, a biblioteca livre
60
DA FRANÇA AO JAPÃO

esmeraldas, amethistas, opalas e cornalinas, do que abundão os leitos dos rios e alguns terrenos de alluvião.

Vimos bellos pedaços de crystal de rocha de uma limpidez perfeita, e consta-nos que em Kandy existe uma estatua de Budha trabalhada em um monolitho desta substancia.

A moral do buddhismo é cumprida exactamente em Ceylão, e, segundo ella, o povo deve basear a sua devoção sobre principios essencialmente humanitarios; assim é, que a esmola e o amor do proximo é constantemente assumpto principal das predicas de seus sacerdotes, e tal é o respeito que merecem estes padres que nem os proprios reis ousão sentar-se em presença de um ministro de Budha.

Se acompanharmos entretanto, as praticas religiosas do buddhismo da Asia, em geral, veremos que estas doutrinas tendem ao materialismo, o que, em principio, parece estar em opposição com este ceremonial tão estrictamente observado.

As tradicções religiosas desta seita, são confusas e as doutrinas muitas vezes contradictorias. O buddista acredita na existencia de deoses naturaes, demonios e deoses-homens; segundo elles crêm, um homem póde, pela sua moral, tornar-se, deus, semi-deus, deos-demonio e mesmo animal irracional. A morte é apenas uma modificação de fórma, determina um novo modo de ser.

Depois da transformação da materia segue-se a crença sobre a pluralidade dos mundos que não tiverão começo nem terão fim.

Segundo os padres, quatro Budhas visitarão o mundo, e um quinto, nos seculos vindouros, substituirá a Gutama actual deos e Budha IV. A sua historia é muito interessante para deixarmos em silencio «Appareceu Gutama no leito da rainha Sadoden e foi visto alguns annos depois pelo rei de Kaladivella, que tendo observado o seu andar quiz examinal-o, e encontrando, sobre as plantas de seus pés, duzentos e dezaseis signaes chiromanticos, e sobre o corpo, trinta e dois signaes de belleza, annunciou a: rainha e ao povo que Gutama seria Budha. O filho da rainha cresceu rapidamente e sendo homem de caracter ardente e enthusiastico, entregou-se a cavalharia. Montado em brioso corsel dirigio-se ao