Página:Diário de uma expedição (2004).djvu/3

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Na proa os soldados que trazemos acumulam-se, saudando, entusiastas, os companheiros de S.Paulo, vindos ontem, enchendo literalmente o Itupeva, já ancorado.

A um lado, alevanta-se, firmemente ligado ao reparo sólido, um sinistro companheiro de viagem — o morteiro Canet, um belo espécime da artilheria moderna. Destina-se a contraminar as minas traidoras que existem no solo de Canudos.

Embora sem a pólvora apropriada e levando apenas 69 projéteis (granadas de duplo efeito e shrapnels) o efeito dos seus tiros será eficacíssimo. Lança em alcance máximo útil 32 quilos de ferro, a seis quilômetros de distância. Acredito, entretanto, dificílimo o seu transporte pelas veredas quase impraticáveis dos sertões. São duas toneladas de aço que só atingirão as cercanias da Meca dos jagunços através de esforços inconcebíveis.

Maiores milagres, porém, tem realisado o exército nacional e a fé republicana.

A disposição entre os oficiais é a melhor possível.

A saudade, imensa e indefinivel saudade dos entes queridos ausentes, desce, às vezes, profunda, dolorosíssima e esmagadora sobre os corações: as frontes anuviam-se; cessam bruscamente as palestras em que se procura afugentar tristezas numa guerrilha adoidada de anedotas; um pesado silêncio paira repentinamente sobre os grupos esparsos; o coração batendo febrilmente nos peitos, perturba o rítimo isócrono da vida — e os olhares, velados de lágrimas, dirigem-se ansiosamente para o Sul… Ao mesmo tempo, porém, como um antidoto enérgico, um reagente infalível, alevanta-se, ao Norte, o nosso grande ideal — a República — profundamente


Bahia, agosto 8 (22h10m). [1]

Os feridos vindos de Canudos, oficiais e praças, foram recolhidos aos hospitais de Santa Isabel e S. Joaquim, onde estão rodeados de todos os cuidados. Todos têm-se portado com resignação verdadeiramente heróica.

Um dos oficiais vindos de Canudos possui cartas e documentos importantes encontrados em uma casa do arraial. Idênticos documentos existem em poder do general Artur Oscar.

Citam-se aqui inúmeros episódios interessantes decorridos durante a luta. No combate de 18 de julho, as tropas legais bateram-se desde as quatro horas da madrugada às oito da noite, sem beberem uma gota de água!

São precipitadas quaisquer apreciações sobre os erros atribuídos ao general Artur Oscar, assim como os comentários que sobre as operações têm sido feitos. As opiniões sobre este assunto são muito divergentes.

Realiza-se agora o espetáculo promovido pelo comitê patriótico, em favor das vítimas de Canudos.


  1. O horário não consta na edição impressa utilizada como base, mas em <http://www.literaturabrasileira.ufsc.br/documentos/?action=download&id=6149>, acesso em 02 jan. 2016.