Página:Diário de uma expedição (2004).djvu/5

Wikisource, a biblioteca livre
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

sacudida na onda guerreira que irrompe do sul, transfigurou-se.

Anima-a uma população adventicia de heróis: soldados que voltam mutilados e combalidos da luta, soldados que seguem entusiastas e fortes para a campanha. E presa nesse fluxo e refluxo de martires que chegam e de valentes que avançam, sob o contágio dominador da febre que lavra nas almas dos combatentes, galvanisada pelo mesmo entusiasmo, ela parece ligar, através de longos anos de apatia, os dias atuais aos dias agitados das lutas da Independencia.

As velhas fortalezas de há muito abandonadas e em cujas muralhas disjungidas vegetavam, numa exuberância singular, árvores enormes promtamente reparadas, afileram novamente á luz, imponentes e formidáveis como se — voltada atrás uma página da história — desapontasse repentinamente, agora a quadra gloriosa de há cem anos.

O forte de S.Pedro, onde aquartelou o batalhão paulista, tem, ainda, sulcando-lhe em todos os sentidos os largos muros, as grossas raizes de árvores recentemente cortadas e aparece, denegrido pelo tempo, ladeando a rua que vai ao Campo Grande, como um retardatário sinistro despertando do sono secular pela vibração altissima dos clarins de guerra que lhe animam a esta hora o seio enorme.

A cavaleiro da cidade, dominando-a e ao mar, a Acrópole baiana, o forte do Barbalho, em cujo recinto se agitou muitas vezes os destinos da nossa terra, comparte igualmente desta reviviscência inesperada e heróica.

E por toda a parte, largamente desdobrada sobre a lendária cidade, passeia uma aura guerreira impetuosa e arrebatadora.

O aspecto das ruas, comove, porém, ás vezes, muitíssimo.

Passam soldados que tornam dos sertões, feridos e convalescen-


Bahia, agosto 10 (7h).

Está chegando a Canudos a primeira turma de estudantes de medicina, que partiu do Monte santo no dia 6 do corrente.

O Marechal Machado Bittencourt autorizou o chefe do serviço sanitário a fazer a aquisição de todo o material preciso para as enfermarias dos feridos que têm chegado, atingindo já ao número de quinhentos.

Foi muito comovente a visita do General Savaget aos doentes. Estes pertencem quase todos à heróica coluna que dirigiu o ilustre General Savaget, o qual percorreu todas as enfermarias, animando e consolando os seus bravos companheiros. Os próprios soldados, que estavam a expirar, tentavam levantar entusiásticos viva à República! Desenhou-se um quadro sobre-humano. Projeta-se a criação de novas enfermarias. Têm sido praticadas com sucesso várias operações. O estado moral dos feridos é bom, e todos julgam-se felizes, pelo sacrifício que fazem pela República. A cidade, que até hoje estava quase indiferente, tem-se reanimado, e com ardor recebe os feridos que chegam atualmente.